1˚ de setembro

Agosto passou, uns dentes do siso me deixaram meio baqueada e com a vida toda atrasada, tanto que nem deu para postar na última semana, mas setembro vem com carga total!
É meio estranho o mês começar na segunda-feira, a sensação de que está realmente começando um novo período é ainda mais forte.

Todo mundo diz que setembro é o mês da renovação, da primavera e tal, mas na verdade pra mim o fato de ser o início nunca fez tanta diferença assim, mesmo porque no inverno tem tantas árvores floridas lindas, a luz do sol é linda (o por do sol, então, o instagram que o diga), e o frio nunca é tão frio. No Japão foi quando senti o que quer dizer a frase "a primavera está chegando". Realmente faz muita diferença a passagem de um inverno gelado para uma primavera amena. De uma paisagem de galhos secos e neve (e a sujeira que vem depois da neve) para as copas repletas de folhas e flores e os jardins coloridos. Pensei nisso depois de ler o post da Tathy.

Mas, voltando ao mês de setembro, este ano vai ser um pouco diferente. Apesar de todo ano ter uma folguinha das aulas neste mês, por causa da semana da pátria, neste ano, por causa da greve, o calendário está todo bagunçado. Para quem quiser saber mais sobre a greve na USP, aliás, sugiro visitar o site da Adusp (Associação dos Docentes da USP) ou, se preferir algo mais sintético, ler as seguintes colunas: Arbitragem na USP, Números não mentem e Destruir a universidade. Há muito mais material na rede, incluindo vídeos, quem tiver interesse neles, entre em contato.

De qualquer maneira, com semana da pátria ou não, haverá o XXIII Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa / X Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil (XXIII ENPULLCJ / X CIEJB) na UFRJ – escrevi simpósio na imagem, mas o simpósio é só uma parte do evento, relevem – e pretendo aproveitar a ida para o Rio para passear um pouco :) quero conhecer o Jd. Botânico e o Parque Lage; minha irmã quer ir à Confeitaria Colombo. Tomara que faça sol!
Alguém tem dicas? Deixem nos comentários!

E, depois do passeio vem o trabalho... Uma nova experiência me espera! Estou na expectativa para ver como será :)

Bom, as aulas da faculdade não começaram, mas o curso que disse que ia fazer no mês passado começou sim. É um curso de costura, estou aprendendo muito e conto mais detalhes quando ele terminar.

Ah, e deixei um lembrete para não esquecer que dia 29 tem um aniversário para comemorar... :)

Que setembro seja um ótimo mês!

Beijos,
Cris