Rio: centro e Ipanema

O início desta viagem está aqui: Rio <3 

No sábado fomos ao centro. Pegamos o metrô e descemos na estação Carioca. Queria visitar o Real Gabinete Português de Leitura, mas ele só abre de segunda a sexta e demos com a cara na porta :P

Para não perder a viagem, fomos procurar a Biblioteca Nacional, que fica no lado oposto da estação. No meio do caminho, encontramos...

... uma feirinha de livros – fica na saída do metrô Carioca, de segunda a sábado (acho que é só na parte da manhã). Tem umas coisas bem baratas e outras nem tanto, mas valeu a pena dar uma olhadinha. Comprei o Cidades de Papel (John Green) e Drummond, o gauche do tempo (Affonso de Romano Sant'Anna) pra ver se lembro alguma coisa das aulas de Literatura Brasileira I hehe.

... o centro Caixa Cultural, onde estavam sendo exibidas várias exposições, entre elas uma do pintor Miró e outra de posteres, que foram as que vimos.

(esse Miró era muito doidinho)

... e o Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Estava fechado, mas só a arquitetura da fachada já é impressionante. As duas fotos de baixo são da parte lateral do Theatro, achei lindo esse teto :)

Fiinalmente, chegamos à Biblioteca Nacional. Ela fica quase em frente ao Theatro Municipal e sua fachada está sendo reformada. Mas, como já eram quase 14h00 (horário em que ela fecha aos sábados) e estava com lotação máxima, não pudemos entrar. Demos uma olhada no hall da Biblioteca e fomos almoçar.

O almoço foi na Confeitaria Colombo. Minha irmã queria muito comer lá, porque minha mãe falou que era um lugar que ela queria conhecer no Rio, e eu, depois de ouvir vários comentários sobre essa confeitaria, também fiquei com vontade de ir.

E valeu muito a pena ter ido lá! Escolhemos ir na Colombo da rua Gonçalves Dias, 32, a mais antiga. No primeiro andar pode-se tomar um lanche e no segundo andar fica o restaurante (no sábado em que fomos tinha buffet de feijoada a R$85/pessoa, se não me engano).

Ficamos no primeiro andar mesmo e cada uma pediu uma coisa. Crepe, salada, folhado de camarão, bolinho de bacalhau, estava tudo ótimo, mas minha sugestão é a bomba de chocolate (R$8,90). Massa fofinha, recheio e cobertura doces na medida, muito boa!

Para fechar o dia, pegamos o metrô até o final (ou começo, enfim), estação General Osório, e fomos até Ipanema: água de coco na praia com vista para o Morro Dois Irmãos :) 

Depois, uma caminhada até a pedra do Arpoador. Lá é uma muvuca mas a vista é incrível!

Vista de um lado da pedra

... e a vista do outro lado :)

Para ver o que fizemos no domingo, veja este post.

Beijos,
Cris