Livro | Manual para uma vida craft | Andrea e Cláudia, do Superziper

Para quem gosta de crafts, não precisa nem de apresentação: o Superziper é um dos sites de referência em manualidades no Brasil. Acompanho os posts de Andrea Onishi e Cláudia Fajkarz desde o ano em que o blog foi lançado, 2007. Elas ainda estavam separadas por alguns milhares de quilômetros (Cláudia morava na Inglaterra e Andrea, no Brasil).

Com o Superziper conheci o que é craft, conceito com o qual me identifiquei bem mais do que o "artesanato" que via nas feirinhas de rua — basicamente tudo igual, com poucos artistas preocupados em criar algo original e realizar a técnica com capricho. 

No dia, 27 de fevereiro, elas lançaram um livro em que reúnem divagações sobre o mundo craft e projetos de várias técnicas para que possamos nos aventurar em casa. Pude prestigiar as autoras e garantir um exemplar autografado :)

A livraria Blooks do shopping Frei Caneca, em São Paulo, ficou pequena para acomodar o pessoal que participou do lançamento!
Encontrei Katia Linden (pena que foi rapidinho!), Marcia dos sabonetes e Paty Mimmos. Se tivesse ficado mais tempo teria me deparado com outros rostos conhecidos, pelo que pude ver no álbum do Flickr com as fotos oficiais do lançamento.

Na fila, fiquei logo antes dos pais da Claudia – nada de privilégio para a família, rs
Já tinha visto os dois como vendedores no Armarinho Vintage do SZ em algum Bazar Ógente da vida e por isso os reconheci. Eles estavam super empolgados com o lançamento e percebi o quanto é significativo ter uma publicação impressa em seu nome hoje em dia.

Qualquer pessoa pode escrever um blog, mas poucos podem transformar esses textos em um livro.
As meninas do Superziper fizeram ainda mais do que isso, pois, além de organizar os escritos e as ideias reunidas ao longo de anos de blogs, ainda fizeram uma produção minuciosa para as imagens, além de incorporarem elementos empregados nos projetos crafts. É possível até mesmo é possível "sentir" a textura dos tecidos e aviamentos escaneados, ficou muito bonito :)

eu, Claudia e Andrea – as blusas combinando são coincidência, mas nem tanto... temos a mesma fornecedora, rs

Quando trabalhava com produção editorial, os livros cheios de imagens e coloridos eram um desafio, pois quanto mais elementos em uma obra, maior a chance de erro – uma figura pode sair invertida, o título de uma página pode estar com a cor errada... – assim, sempre davam muita dor de cabeça durante a produção e principalmente no momento do fechamento. Mas, quando tinha de trabalhar com uma obra dessas, havia sempre uma satisfação ao ter o resultado final nas mãos.

Quem vê o livro do Superziper, com seu formato pequeno e suas 200 páginas, talvez não se dê conta de que ele começou a ser produzido há muito tempo, ainda que não intencionalmente, com os posts do blog. Além disso, envolveu a participação de vários profissionais para que o resultado fosse esse: inspirador, único e repleto de bom senso e delicadeza.

Andrea e Claudia, parabéns! E obrigada à editora Panda Books por acreditar no mercado craft brasileiro.

E você, já garantiu seu exemplar? 📚

Beijos,
Cristine