Encontro de costura :: unidas pela mesma paixão <3

Tudo começou quando a Francine Lacerda (@francinelacerda) postou a info no Instagram de que teria uma oficina da calça Anna, que estava querendo fazer há tempos mas a data nunca dava certo – e dessa vez não foi diferente.
Perguntei se teria uma outra data em agosto, e a Fran disse que se fosse durante a semana poderia acontecer. Por acaso, a Viviane Basile (@ateliebasile) viu essa conversa e se interessou também, pois ela estaria em São Paulo nessa época (ela é de Brasília, mas no momento mora nos EUA).

A conversa morreu, até que de repente as coisas começaram a se agitar, por causa da Vivi. Como boa agregadora que ela é, chamou as amigas costureiras de SP para participar da oficina e, de repente, tínhamos seis pessoas dispostas a passar uma sexta-feira costurando e conversando :) 

Além da Fran, Vivi e eu, vieram Katia Linden (@katialinden), Andrea Riserio (@andreariserio) e Andrea Onishi (@deaonishi).

Nem tinha reparado que todo mundo tinha blog, até me deparar com esse cartaz fofo que o marido da Fran fez apara esse encontro especial! (ainda não me sinto blogueira, haha)
Para quem não conhecer alguns blogs, vá ler correndo, pois valem a visita:

A Fran tem um espaço muito gostoso na Vila Madalena, em São Paulo, pertinho do metrô. Apesar de o ateliê ser vizinho de uma avenida super movimentada, quando entramos nele não dá para escutar nada, fiquei impressionada.
É um ambiente ótimo para costurar, com luz natural, tranquilidade, chá quentinho e música ambiente.

Já tinha feito uma oficina com ela, do vestido Valentina, e adorei o molde e o jeito de ensinar da Fran. Ela é uma simpatia de pessoa, além de ter muito conhecimento técnico e jogo de cintura. Tenho vontade de fazer todas as oficinas e os cursos de costura e modelagem!

Para o almoço, demos uma de gringas e levamos snacks (ou, para ser bem brasileira, levamos quitutes, como diria a Andrea! rs). Cada uma levou um pouquinho e no final das contas tínhamos um banquete!
Andrea Riserio levou  o cuscuz paulista que sua mãe preparou no dia, muito gostoso! São os potinhos redondos à esquerda  – receita aqui.
Andrea Onishi fez um snack super saudável com frutas, legumes em palitos, pão sueco, torradinhas e um patê de cenoura com pimentão bem temperadinho e com a consistência perfeita!
Katia estava mandando fotos desde o dia anterior dos seus deliciosos muffins de limão siciliano e semente de papoulas.
Vivi foi responsável pela parte trash, com Pringles e biscoitos de chocolate (amo/sou).
Levei quibe de abóbora japonesa (kabocha) e cookies, postarei as receitas em breve!

Meninas costurando e Fran arrumando a máquina que eu estava usando (que no final das contas nem estava quebrada).

Tanta comilança nos deu energia para costurar e continuar batendo papo. Como tinha deixado a menininha mais fofa em casa, Andrea O. teve de sair mais cedo, por isso aproveitamos para tirar fotos com nossas peças semi-prontas.

Katia e as Andreas fizeram a blusa Dora, que veste muito bem – as pences deixam-na ajustada, mas sem ser agarrada – e tem um ar meigo por causa das mangas bufantes.
Katia, nossa Thássia Naves do mundo craft, escolheu um tecido Liberty do seu stash para fazer a blusa. Ele tem uma estampa delicada e um toque acetinado incrível. Andrea R. optou por usar um dos kits oferecidos pela Coats Corrente, que deixou a blusa com um ar ainda mais fofo. Andrea O. trouxe um tecido de algodão floral com fundo preto, macio e bonito, mas que foi difícil de marcar e cortar pelo fato de ser muito estampado, até mesmo no avesso.

Andrea Riserio, Katia Linden, Vivi Basile, eu, Andrea Onishi

Vivi e eu optamos por fazer a calça Anna. Ela levou um tecido que garimpou na cidade dos seus pais, Buritis/MG, uma gabardine preta super chique. Eu escolhi um outro kit da Coats, que tinha uma tricoline estampada com trigos, bem diferente do que costumo usar.

Faltou a Andrea O. na clássica foto com as peças finalizadas (ou quase). Ela saiu mais cedo para cuidar da filhota fofa, que tinha ficado em casa.

Foi um dia incrível de muitos aprendizados não apenas sobre costura, mas sobre a vida e o mundo craft em geral.
Muito obrigada à Fran pela recepção e pela aula incrível, como sempre, e às meninas pela companhia! Foi muito bom reencontrar algumas e conhecer outras ao vivo :)

Quem gostaria de marcar mais encontros como esse? Manda uma mensagem!

Em breve, as fotos da calça pronta... Aguardem!

Beijos,
Cris

PS: a Andrea, super rápida, já postou sobre o encontro, corre lá no blog dela para ver o post.